Jul
10

Ver, ouvir e aprender I

No dia 3 de junho, teve inicio o bloco de entrevista. Neste módulo os alunos deveriam aprender sobre a melhor maneira de se portar diante do entrevistado, como se preparar as perguntas e os diferentes formatos de entrevistas. Para isso contaram com a orientação do professor e apresentador do programa "Ver, ouvir e sentir", Chico Costa.

Legenda Acessível: Professor Chico Costa, em pé, de frente para os alunos que estão sentados formando uma meia lua.

Com uma grande experiência no assunto e uma identificação pessoal com os alunos, por ser deficiente visual e membro da ACEPI, Chico Costa conseguiu transformar a sua aula teórica em um momento de aprendizagem descontraída e dinâmica, ao apresentar para os estudantes alguns Cases de entrevistas. Entre elas, duas realizadas por ele em seu programa de TV.

Legenda Acessível: Professor, sentado, com uma das mãos segurando a bengala, de frente para os alunos que também estão sentados.

Ao analisar os cases, os alunos puderam identificar algumas técnicas que auxiliam na construção de uma boa entrevista e perceber erros que devem ser evitados.

Legenda Acessível: Sentados, na primeira fileira, os alunos Tays Talita, Annie Shamira, Benylson e Andris. Na segunda fileira aparecem o Arisvaldo e a Márcia Cristina.

Mai
30

O Som II

A aula do dia 20 de maio de 2016, com o tema “O som – Fundamentos da acústica – Edição e operação”, foi muito além de apenas ensinar os alunos a operarem um programa de rádio. Uma vez que, acabou agindo como um instrumento de empoderamento.

Descrição da Imagem: Em pé, de frente pra turma, o professor Toinho explica como será sua aula para os alunos que se encontram sentados, em fileira.

O professor da disciplina, Toinho, possui deficiência visual, e produz sozinho o próprio programa de rádio, fato que para muitos alunos parecia impossível para alguém cego ou de visão subnormal.

Descrição da Imagem: O professor Toinho abraçando a aluna Irací. 

No decorrer da aula, foram apresentados softwares e técnicas utilizadas para editar e operar um programa, o professor fez uma demonstração de como ele faz para produzir um programa de dez minutos e abriu espaço para os alunos que queriam ter a experiência de comandar um programa de rádio.

Descrição da Imagem: A aluna, Irací Parreão, colando em prática as técnicas de operação de um programa de rádio que aprendeu durante a aula.

Mai
30

Reunião de formação da Rede de Leitura Inclusiva

Na manhã da última quinta-feira, dia 19 de maio de 2016, aconteceu uma reunião entre representantes do Instituto Comradio do Brasil, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade-Te), Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Secretária Estadual de Educação (SEDUC/PI), Secretaria municipal de educação (Semec-Te) e Funacepi com a representante da Fundação Dorina Nowill para cegos.

Descrição da imagem: Em pé, pousando para foto, estão alguns dos representantes das instituições presentes.

Esse encontro teve como objetivo integrar essas fundações a Rede de Leitura Inclusiva organizada pela Fundação Dorina. Segundo a Fundação, a Rede foi desenvolvida para estimular, mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais e tem como objetivo disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil.

Descrição da imagem: Na imagem aparece as mãos da Irací Parrerão segurando sua beganla, que está dobrada.

De acordo com Iraildon Mota, presidente do Instituto Comradio, a reunião foi uma provocação muito positiva pra quem trabalhar com acessibilidade no Piauí, já que, despertou neles a importância da existência de um mapeamento das pessoas com deficiência. Outro ponto positivo apontado foi à constituição do grupo de trabalho para construir estratégias que geraria um diagnóstico mais preciso para facilitar a atuação em rede.

Descrição da imagem: Todos os participantes da reunião, sentados, formando uma roda.

Mai
30

O Som I

A aula de “O som – Fundamentos da acústica”, ocorrida no dia 13 de maio de 16, trouxe não apenas mais conhecimentos sobre o tema como um novo ambiente, nessa aula mudamos de sala.

Descrição da imagem: Sentados, da esquerda para a direita, Batista, Teresinha, Irací, Andris, Annie Shamira e Thaís Thalyta.

O professor Dell Melo proporcionou aos alunos a experiência de tatear e conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de microfone disponíveis no Instituto.

Descrição da imagem: O professor Dell segurando um suporte com microfone de lapela para que a aluna Annie Shamira possa tatear.

A empolgação dos alunos com a experiência foi contagiante e as dúvidas não paravam de surgir tornando a apresentação ainda mais dinâmica e interativa.

Descrição da imagem: As alunas Luíza Maria e Márcia Cristina, sorrindo, enquanto seguram um microfone.

Também nessa aula foram entregues as credenciais de imprensa aos alunos, com essas credenciais eles poderão realizar suas atividades com maior facilidade e segurança, já que terão algo que os identifique como alunos do Instituto Comradio.

Descrição da imagem: Foto dos crachás de imprensa que foram entregues a cada aluno.

Mai
30

Um novo idioma: Inglês

“Hi, my name is Lindalva. I living in Lourival Parente”, foi com essa apresentação nenhum um pouco usual que começou a aula de Inglês no Rádio, no dia 06 de maio de 16.

Descrição da imagem: A professora Lindalva, sentada, utilizando seu notebook. 

Retraídos pelo contato com o novo idioma, os alunos se soltaram aos poucos e conseguiram fazer suas próprias apresentações em inglês, motivo de muitas alegrias para todos.

Descrição da imagem: Em pé, da direita para a esquerda, os alunos  e alunas Márcia Cristina, Jucelma, Andris, Evanir, Carlos Roseno e Rosinês.

Durante a aula a professora colocou música em inglês, que ensinava a pronuncia do alfabeto, compartilhou com os alunos algumas técnicas de

interpretação e tradução, também lhes ensinou termos do idioma que são utilizados diariamente na rádio.

Descrição de imagem: A professora Lindalva em pé de frente para os alunos que permanecem sentados em fileira. 

Mai
25

O corpo fala de todas as formas

O projeto Um Olhar para a Cidadania, desde seu inicio, pretende através da comunicação empoderar as pessoas com deficiência visual, para que essas pessoas, sem a necessidade de mediação, pautem, debatam e provoquem reflexão na sociedade sobre os seus deveres e direitos (cidadania). Através das aulas de diversas disciplinas, os alunos vão tomando mais conhecimento do seu direito, da comunicação e até conhecendo melhor a si mesmos. E esse conhecer mais sobre o ser de cada um e o que sua representatividade na sociedade é fundamental para o amadurecimento desses cidadãos.

O módulo de teatro “O corpo fala”, ministrado pela professora Sandra Loiola e composto por 4 aulas, foi peça chave para o empoderamento dos alunos. As aulas teatrais permitiram que a vergonha e a timidez fossem deixadas de lado. A vontade de ganhar o mundo e expressar o que são de fato pela primeira vez em alguns começou a irradiar. Durante as horas em que discorriam a aula, exercícios eram feitos de forma acessível com o objetivo de integrá-los e fazê-los adentrarem mais no mundo teatral.

Descrição de imagem: Alunos de pé em sala de aula estão em círculo, gesticulam com os braços e as mãos. Professora está ao centro e coordena a aula.

 

Descrição de imagem: Aluno segura sua bengala em pé ao centro da sala de aula e está dentro da circunferência de um bambolê que está no chão. Outros alunos em volta dele estão sentados em carteiras. 

Para a professora Sandra, “participar do Projeto Um Olhar para a Cidadania é uma grande oportunidade de incluir pessoas numa arte que possibilita um crescimento pessoal e social enorme para todo ser”. Ela acredita que através das habilidades das artes dramáticas os alunos potencializam ainda mais suas capacidades de comunicação.

 

Descrição de imagem: Dois atores em pé, uma mulher e um homem, atuam em frente a turma de alunos que está sentada. 

 

Descrição de imagem: Dois alunos sentados em carteiras na sala de aula sorriem.  

Descrição de imagem: Ator do grupo de teatro está em pé segurando um pandeiro. Ele gesticula e atua. Os alunos estão sentados em volta.  

Os encontros aconteceram durante todo o mês de abril. Logo no primeiro, eles puderam sentir a emoção do teatro com a apresentação em sala de aula do Grupo de Teatro Utopia. Dramatizando cenas do cotidiano do sertão do nordeste, os alunos se identificaram e adoraram ter uma história sendo contada a eles. Alguns relataram como nunca foram a um teatro e muito menos assistido a uma peça. As outras aulas se seguiram com dinâmicas, atividades corporais, além da criação e ensaio de esquetes para o “gran finale” do módulo, uma intervenção que será realizada na Escola de Teatro Gomes Campos.

Descrição de imagem: Toda a turma juntamente com os atores e a professores, posam para foto com os braços abertos e levantados. 

Ao final de cada encontro, os alunos partilhavam o que eles gostariam de levar e deixar sobre o que aprenderam. Sentimentos de gratidão pelo conhecimento adquirido, empoderamento, renovação e animo eram os mais pronunciados pelas falas. Já a timidez, vergonha e tristeza eram deixados de lado e com a certeza de que eles estavam mais diferentes do que quando chegaram no inicio de cada aula.    

 

Descrição de imagem: Alunos em pé no centro da sala de aula, estão em organizados em roda e seguram as mãos uns dos outros.  

Mai
11

Dia das mães UOC e MBMC

Com poucas mulheres, mas muito amor e vontade de aprender, foi assim que aconteceu, no dia 10 de maio, a comemoração do Dia das Mães realizada pelo projeto Um Olhar para Cidadania (UOC) em parceira com o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas (MBMC). 

Descrição da Imagem: Em sequencia: Denise Santos, Ana Cláudia, Francisca, Aline, Janne Kelly, Teresinha e sua querida acompanhante. Na frente da Francisca está a pequena Alice, com os braços, já na frente da Teresinha está o pequeno Levi.

A bailaria Aline Guimarães facilitou uma oficina de balé, ensinando passos básicos da dança, enquanto Francisca embalou a todas com uma apresentação de voz e violão.

Descrição da Imagem: Com o foco nos pés, a imagem mostra mãe, Janne, e filha, Alice, lado a lado enquanto realizam o "pé de pato", um dos passos do balé.

Todas as mamães presentes foram presenteadas com um cartão acessível acompanhado de um bombom e o encontro foi encerrado com um maravilhoso lanche coletivo. 

Descrição da imagem: De mãos dadas, formando uma roda, estão, da direita para esquerda, Teresinha, Denise, Janne, Aline e Francisca.

Mai
06

A voz

Em uma aula sobre como cuidar do principal instrumento de trabalho do radialista, a voz. Foi assim que ocorreu o encontro da professora Mayana com os nossos alunos, no dia 18 de março de 2016.

Descrição de Imagem: Em pé, de frente para os alunos, professora gesticula com as mãos enquanto fala.

Com a temática “A Voz – Postura vocal e exercícios” a aula foi recheada de exercícios e técnicas que podem ser utilizados diariamente para manutenção da saúde vocal. Dicas para proteger a voz, entre elas a diferenciação entre alimentos a serem consumidos e os que deveriam ser evitados, e orientações específicas para alguns alunos que apresentaram problemas ou insatisfação com a voz também fizeram parte do conteúdo abordado.

Descrição de Imagem: Os alunos Ionadson e Thays Talita num momento de descontração com a professora Mayana.

Já animação, ficou por conta das dinâmicas de adivinhação. Sendo a primeira um desafio de descrever como seria a aparência da professora, usando como referência a sua voz, enquanto a segunda consistia em ouvir trechos de músicas e dizer o nome do cantor em questão.

Descrição de Imagem: Em pé, formando uma fila, da direita para esquerda, os alunos Annie Shamira, Rosinês, Batista, Arisvaldo e Edicarlos apertando o pescoços com uma das mãos durante um exercício vocal. Em sua frente, a Professora Mayana auxilia o Arisvaldo. 

Vídeo da aula audiodescrito:

Mai
06

​“Vocês sabem a diferença entre notícia e fato? ”

“Vocês sabem a diferença entre notícia e fato? ”, e foi assim, após uma série de apresentações, que iniciou mais uma aula do Projeto Um Olhar para a Cidadania (UOC), dessa vez com o tema “Texto para ler e para falar no rádio II”e ministrada pelo professor Ubiracy Sabóia.

Descrição de Imagem: Professor Ubiracy, em pé e de frente para os alunos, segurando um livro grande escrito em braile. 

Mais vazia que o normal, devido a uma greve dos motoristas de ônibus, mas não menos animada a turma se divertiu enquanto aprendia a diferença entre fato e notícia, principalmente nos momentos de construção de uma notícia fictícia.

Descrição de Imagem: Sentados em fileira, da direita para esquerda, Luiza Maria, Benylson, Edicarlos, Batista e Xavier. 

Nessa aula os alunos tiveram a oportunidade de colocar no texto de suas notícias os conhecimentos adquiridos na aula anterior, quando aprenderam sobre construção textual, com foco no uso da ordem direta e discurso acessível a todos os ouvintes.

Descrição de Imagem: Em pé, de frente para os alunos que se encontram sentados em uma fileira única, está o professor Ubiracy, gesticulando com as mãos.