Nov
05

Instituto Comradio do Brasil forma novos radialistas

Matéria da TV Antena 10 (Record) sobre formação de radialistas com deficiência visual, através do Projeto Um Olhar para a Cidadania, apoiado pelo Oi Futuro.
Nov
05

Projeto do Instituto Comradio diploma 18 pessoas com deficiência visual

Matéria da TV Meio Norte sobre formação de comunicadores através do Projeto Um Olhar para a Cidadania - Instituto Comradio do Brasil.
Nov
05

Todo dia é dia de olhar para a cidadania - conduzir o cego.

Campanha desenvolvida pelo Projeto Um Olhar para a Cidadania - Instituto Comradio do Brasil que pretende inspirar boas práticas que auxiliem no dia-a-dia da pessoa com deficiência visual.
Nov
05

Todo dia é dia de olhar para a cidadania - atendendo um cego.

Campanha desenvolvida pelo Projeto Um Olhar para a Cidadania - Instituto Comradio do Brasil que pretende inspirar boas práticas que auxiliem no dia-a-dia da pessoa com deficiência visual.
Nov
05

Todo dia é dia de olhar para a cidadania: conversando com um cego.

Campanha desenvolvida pelo Projeto Um Olhar para a Cidadania - Instituto Comradio do Brasil que pretende inspirar boas práticas que auxiliem no dia-a-dia da pessoa com deficiência visual.
Nov
05

Um Olhar para a Cidadania forma 2ª turma de radialistas cegos

IMG_0878  LEGENDA ACESSÍVEL: Paulo Henrique Mendes Moreno, aluno do Projeto Um Olhar para a Cidadania no momento em que fazia o juramento. noite para se comemorar a cidadania de pessoas com deficiência visual, este foi o sentimento das pessoas que participaram da formatura do Curso Técnico em Comunicação Social com habilitação em Rádio TV – Turma Pires de Saboia, na última sexta-feira (06) no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina. 18 beneficiários do Projeto Um Olhar para a Cidadania se formaram e agora estão prontas para o mercado de trabalho, resultado de um ano de formação realizado ACEP - Associação dos Cegos do Piauí. Paulo Henrique Mendes Moreno foi o juramentista da formatura. Flávia Viana – Coordenadora do Programa Oi Novos Brasis do Instituto Oi Futuro, participou do evento e destacou em sua fala, a importância da comunicação como direito à cidadania. IMG_1042 LEGENDA ACESSÍVEL: Walber Carlos Cabral Lima recebe certificado de conclusão do curso das mãos do radialista Joel Gomes da Silva, profissional homenageado. Agostinho Ribeiro Paiva - executivo de relações institucionais da Oi, Dra. Paula Mazulo – superintendente de trabalho e emprego do Piauí, Joel Silva – profissional homenageado, José Dantas – professor homenageado, Toni Trindade – diretor da TV Antena 10, Sra. Dorotéia – esposa do jornalista Pires de Saboia (in memoria), Rosemiro Robson – diretor da Rádio Pioneira de Teresina e Jota Filho – coordenador do Sindicato dos Radialistas do Piauí.
Nov
05

Instituto Oi Futuro é homenageado pela ACEP

IMG_0735 LEGENDA ACESSÍVEL: Flávia Viana, recebendo placa em homenagem ao Instituto Oi Futuro, sendo entregue pelo presidente da ACEP, Janilton Marques. O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, foi homenageado no dia 06 de dezembro, durante visita da coordenadora do programa Oi Novos Brasis, Flávia Viana, à ACEP – Associação dos Cegos do Piauí, onde funciona o Projeto Um Olhar para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Comradio do Brasil. Depoimentos de jovens com deficiência visual que tiveram suas realidades transformadas com o projeto social emocionaram os participantes. “Tinha todos os motivos para entrar em depressão, pois, quando entrei na ACEP, ainda enxergava um pouco, assim que comecei a estudar no Projeto Um Olhar para a Cidadania, minha situação foi piorando a perca total da visão, mas o projeto me ajudou a entender que existem outras formas de visão” afirmou o beneficiário Isaias Pereira. O presidente da ACEP, Janilton Marques Bastos, fez a entrega de uma placa especial à represente do Instituto Oi Futuro, Flávia Viana, pelas significativas contribuições da instituição aos cegos do Piauí, participantes do Projeto Um Olhar para a Cidadania. O executivo de relações institucionais da empresa Oi, Agostinho Ribeiro Paiva, também participou do evento. Ao final do encontro foi realizado o lançamento do Áudio Livro “A Personalidade do Rádio” escrito por Jessé Barbosa e narrado por Francisco José. O material apresenta em 13 capítulos gravados em alta qualidade, técnicas e historias que ajudarão os novos comunicadores a entenderem melhor o processo de produção e apresentação de programas de rádio.
Nov
05

18 cegos são diplomados como radialistas profissionais em Teresina

Luiz Sampaio apresentando o programa de rádio Nova Visão LEGENDA ACESSÍVEL: Luís Sampaio, apresentando o Programa Nova Visão, do estúdio de rádio do Projeto Um Olhar para a Cidadania.   Mais uma vez o Piauí é exemplo para o Brasil. Pela primeira vez dezoito pessoas com deficiência visual são diplomadas como radialista profissional. A solenidade de entrega será nesta sexta-feira (06), às 18h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, na Rua Desembargador Freitas, n° 977, centro – Teresina. Estes profissionais tiveram aulas durante um ano, coordenadas pelo Instituto Comradio do Brasil, por meio do projeto Um Olhar para a Cidadania com o apoio do Instituto OI Futuro, através Programa OI Novos Brasis. Jectan Zavan e Silva Nascimento, 26 anos, “cego de nascença”, é um dos formandos e disse que uma das maiores descobertas na sua vida foi entender que o papel da comunicação é fundamental para fortalecer a garantia da cidadania. “Não queremos privilégios apenas uma atenção específica e adequada. Somos pessoas como qualquer outra pessoa. Cada um tem sua história e nenhuma anula a do outro. E por meio do rádio, que também é “cego” como eu, poderei dizer e fazer pessoas refletirem e agirem sobre o meu mundo que é o mesmo mundo de todos nós”, disse Jectan. Os novos radialistas receberão o registro na carteira profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego válido em todo o Brasil. Antenilton Marques, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Teresina e também um dos formandos, reforça a importância da diplomação afirmando que é a primeira vez no Brasil que um grupo de 18 cegos conclui um curso Técnico de Rádio e TV, formados com uma metodologia desenvolvida especialmente para este fim. “É momento de comemorar, pois quando esses novos profissionais estiverem falando nas rádios e em outros meios, os temas relacionados às pessoas com deficiência em Teresina serão tratados de forma mais adequada e eficiente”, comemora Antenilton. O projeto Um Olhar Para a Cidadania é executado desde 2011 pelo Instituto Comradio do Brasil, com o apoio do OI Futuro através do programa OI Novos Brasis. Este ano, o projeto passou a ser Tecnologia Social certificado pela Fundação Banco do Brasil. O empoderamento das pessoas com deficiência visual, para que eles, sem a necessidade de mediação, pautem, debatam e provoquem reflexão na sociedade sobre os seus deveres e direitos é um dos objetivos deste projeto.
Nov
05

Certificado Piauí de Inclusão Social

IMG_0069 LEGENDA ACESSÍVEL: A imagem mostra representantes da Associação dos Cegos do Piauí no auditório da OAB.  O Prêmio Piauí de Inclusão Social, realizado pelo Sistema Meio Norte de Comunicação em Teresina, certificou o Projeto Um Olhar para a Cidadania no último dia 21 de novembro, em solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-PI). Em agosto de 2013, o projeto foi destaque em matérias produzidas pelo Jornal, Portal e TV Meio Norte, mostrando como a vida de pessoas como Marcos Barbosa e Luís Sampaio, mudou após a capacitação em rádio e internet. O presidente da Associação dos Cegos do Piauí – ACEP; Janilton Marques e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONAD; Antenilton Marques participaram na solenidade.